quarta-feira, 27 de julho de 2011

Atividade 2.3 - Hipertexto

ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS.
CURSISTA: VALDIRENE PEREIRA DA SILVA.
TUTORA: CLAUDIA TOTORO.
http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie94/II_48_65.html
Você sabe o que é HIPERTEXTO?

Com a disseminação da Internet, surge o hipertexto, que é um documento eletrônico composto de unidades textuais interconectados que formam uma rede de estrutura não linear, por meio de links, nos quais o leitor vai criando suas próprias opções e trajetórias de leitura, o que rompe o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor.
O conceito de hipertexto se amplia para o de hipermídia pela associação entre hipertexto e multimídia. Textos, imagens e sons tornam-se disponíveis à medida que o usuário percorre as ligações existentes entre eles. A WWW é o sistema hipermídia mais conhecido na atualidade. Sua independência de plataforma e a possibilidade de agregar novos recursos e serviços aos documentos apresentados implicam a facilidade de execução dos vários recursos pedagógicos.
A hipermídia amplia os princípios da escrita eletrônica para o domínio da interação, do som e da imagem. Tudo o que se perceber visual ou audiovisualmente pode fazer parte da textura destes documentos digitais que, por sua flexibilidade e por seu dinamismo, farão com que seja cada vez menos nítida a distinção entre escritor e leitor.
O texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial oferece um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode- interagir de maneira mais dinâmica com a informação; escolher entre múltiplas trajetórias e esquemas possíveis de leitura; experimentar o texto como parte de uma rede de conexões navegáveis que oferecem acesso fácil e rápido a outra informação necessária para a compreensão.
Fonte: Material de apoio de curso “Mídias na Educação NCE/USP”

Atividade 1.7 - Projeto

ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS.
CURSISTA: VALDIRENE PEREIRA DA SILVA.
TUTORA: CLAUDIA TOTORO.

Ativ1-7 projeto.
Tema: “Correspondência”.
Conteúdo: Língua Portuguesa (gênero/carta).
Quantidade de pessoas envolvidas: 62 pessoas.
Mídias envolvidas: nenhuma.
Análise do projeto: foi bom e aproveitável. As crianças participaram ativamente do projeto, percebendo a importância da leitura, releitura e restruturação de texto, após a sua escrita. Sabendo as cartas iam ser enviadas no correio. Escreveram para parentes, colegas da classe, parente e para a supervisora. Ficaram felizes quando obtiveram a resposta da carta enviada. Sendo uns por telefone, outros por carta e até pessoalmente.
Alerta!
As drogas estão invadindo todas as classes sociais. Não seja mais um(a) nesta lista que você terá oportunidade de ver nesse vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=XZavP-BpCag

A relação da música com a Matemática

Olá pessoal, retornei das férias lendo uma poesia que falava da importância da Matemática para os meus alunos. Pesquisando, encontrei esse link que fala da relação íntima da música e a Matemática.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20816