quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Atividade: 3.1 Contextualizando da teoria à prática

Curso: Tecnologias em Educação.
Cursista: Valdirerne P. Da Silva.
Tutora: Claudia Totoro.

Procuro sempre conscientizar meus alunos com situações que acontecem na sala de aula, na escola ou no cotidiano. Gosto de observar o que eles estão falando ou fazendo e quando surge uma oportunidade faço alguns questionamentos e observações sobre o assunto ou um determinado tipo de comportamento.
Alguns anos atrás, vi meu aluno que era negro tentando constranger uma colega por ser negra. Percebi então, que ela começou a não se aceitar e se sentir mal com os comentários dos colegas. Trabalhei uma poesia que falava de um menino negro que vivia nas ruas.
A partir dessa poesia, trabalhei com eles: discussão, contextualização, e confecção de cartaz sobre preconceito racial. Depois disso, ela começou a se valorizar e os comentários do colega não mais atingia, porque ela percebeu que o que realmente vale é o que realmente somos.
Se fosse hoje, com recurso da internet, poderíamos ter feitos pesquisas através de vídeos, notícias, etc., para tornar a aula mais atrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário