quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Atividade 3.2 aula com o auxílio das mídias


CURSO: Tecnologias na Educação
CURSISTA:  Valdirene P. da Silva.
FORMADORA: Claudia Totoro
TURMA: Quinta-feira


3º atividade: Formas geométricas e planas (jogos)
Objetivos:- Identificar figuras geométricas
- Nomear e reconhecer as figuras geométricas espaciais e planas.
-Tempo: 1 hora
- Material: computador
Encaminhamento:
- Conduzir os alunos até a sala de informática, explicar a atividade escolhida ( jogos com formas geométricas).


6ª ATIVIDADE: Documentário Sobre o Grupo de Folia de Reis Nossa Senhora da Esperança de Sarandi. (DVD)
OBJETIVO: Conhecer algumas manifestações culturais do município de Sarandi
MATERIAL: DVD
ENCAMINHAMENTO: Assistir DVD: Documentário Sobre o Grupo de Folia de Reis Nossa Senhora da Esperança de Sarandi.
Conversa informal sobre o que assistiram e  o que entenderam do documentário.

10ª. ATIVIDADE
OBJETIVOS: Identificar  as questões ambientais em Sarandi (geográfica, política, social, cultural)
TEMPO: 2 horas
ENCAMINHAMENTO:  Pesquisa na internet (aula de informática) sobre as questões mencionadas na aula anterior. Realizar a leitura dos textos e sintetizar o que foi compreendido com o auxilio da professora, de forma escrita e apresentação oral.  ( Esta atividade poderá ser avaliativa)

Lixo : LIXO DE SARANDI: DESAFIOS ALTERNATIDAS E SOLUÇÕES
ÁGUA: ÁGUAS DE SARANDI: http://www.aguasdesarandi.com.br/
HABITAÇÃO: www.radiowanteds.com.br/teste/?p=4985

3ª Atividade: Música Hino aos reis magos( Cristian  e Ralf
Objetivo: Conhecer algumas manifestações culturais do município de Sarandi
Material: Letra digitada, rádio, cd
Encaminhamento: Ler/ ouvir e cantar a música
Compreensão oral

25 de dezembro
Quando o galo deu sinal, (bis)
Que nasceu Menino Deus
Numa noite de Natal
A Estrela do Oriente
Fugiu sempre dos judeus, (bis)
Pra avisar os três santos
Que o Menino Deus nasceu
Os três Reis quando souberam,
Viajaram sem parar (bis)
Cada um trouxe um presente
Pro Menino Deus saudar
Nesse instante, no ranchinho
Passou a estrela da guia (bis)
Visitou todos os presentes
Onde o menino dormia
Deus lhe salve, a casa santa
Onde é a sua morada (bis)
E aqui mora o Deus Menino
E a hóstia consagrada






6ª Atividade: Transparência: ESTAÇÕES DO ANO
Objetivo: Compreender que as estações do ano ocorrem devido ao movimento de translação e rotação.
Material: caderno, lápis, borracha, lápis de cor, texto digitado, cola, quadro, giz, transparências, retro projetor
Encaminhamentos:
  • Retomar a aula sobre as estações do ano;
  • Mostrar as transparências falando as características de cada estação;
  • Deixar que falem livremente;
  • Atividade de identificação das estações e pintura do desenho.



6ª Atividade: Texto informativo sobre a Lua
Objetivo: Entender modificações no aspecto da Lua
Material: Texto digitado, figuras da Lua, computador
Encaminhamento:
Leitura, explicação oral e escrita, sala de computação visitar sites sobre a Lua.http://omnis.if.ufrj.br/~tati/webfisica/sis-solar/fasesdalua.htm                                            
Satélites naturais são os corpos celestes que vagam no espaço em torno de outros, como a Lua em torno da Terra, os satélites não têm luz própria, eles são astros iluminados.

Os satélites artificiais são construídos pelo homem. Também viajam pelo espaço, mas com uma missão especial: a de receber e enviar mensagens para o nosso planeta.

Outros planetas também têm satélites, por exemplo, Saturno tem dezoito satélites (luas) movendo-se a sua volta.

O único satélite natural da Terra é a Lua, ou seja, ela gira em torno da Terra. Para completar uma volta em torno da Terra a Lua leva 28 dias e esse giro chama-se revolução, neste mesmo período, a Lua dá um giro completo em torno de si mesma.

Como a Lua também é iluminada pelo Sol, dependendo da posição dela e da Terra em relação ao Sol vemos diferentes fases da Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário